top of page

Pablo Manrique nasceu em Bogotá, Colômbia, em 28 de setembro de 1984. Seu pai era advogado, sua mãe arquiteta. Pablo cresceu entre os desenhos de sua mãe e as pinturas de sua avó - ambos o inspirariam a cultivar seus talentos.

Nascido em uma família apaixonada por cavalos, Pablo começou a praticar hipismo e a participar de competições desde muito jovem. Sempre em contato próximo com os cavalos durante o dia e às vezes à noite, quando acampava no pasto onde pastavam, ele formou um vínculo especial com esses animais, que trouxeram grande paz e serenidade à sua vida.

Assim, o tema dos cavalos é recorrente em suas pinturas, e mais ainda em sua vida pessoal: depois de formado, Pablo mudou-se para a Califórnia para se dedicar ao hipismo. Com o passar do tempo, chegou a um ponto crucial, ao se deparar com a decisão da carreira: montar cavalos ou pintá-los. Foi assim que ele largou as rédeas e pegou o pincel.

Foi estudar na Academia de Artes Guerrero, em Bogotá, e logo depois na Escola de Belas Artes de Havana, Cuba. Ao terminar seus estudos e retornar à Colômbia, instalou-se em seu ateliê em Bogotá e se preparou para sua primeira exposição em Cartagena junto com outros artistas da costa caribenha (dez, 2010).

Foi nessa época que conheceu Armando Villegas, seu futuro mentor e, nas palavras de Pablo, “psiquiatra da arte”. Ao final de seus encontros com mestre Villegas, ele decidiu se mudar para uma montanha fora de Bogotá e se concentrar na pintura em imersão na natureza. “A única maneira de ouvir o mundo interno é silenciar o mundo externo.”

No final desse período, por meio de seu amigo Ekke Bingemer, Pablo recebeu o convite para trabalhar com o pintor de arte sacra Mario Mendonça no Rio de Janeiro, Brasil. Pablo mudou-se para o Brasil, mas, antes disso, atendeu a um convite para fazer uma pintura mural no mosteiro franciscano de Frei Galvão em Guaratinguetá, São Paulo, ao finalizá-lo, chegou ao Rio de Janeiro, onde continuou pintando e aprendendo com mestre Mendonça. Juntos, costumavam viajar para Tiradentes, Minas Gerais, onde se hospedavam no Instituto de Arte Mário Mendonça. Encantado com o charme desta cidade histórica, Pablo decidiu instalar seu ateliê em Tiradentes, onde continuou a desenvolver sua arte de 2014 a 2017.

Mais tarde, seguindo o imperial Caminho de Ouro em direção ao oceano Atlântico, mudou-se para uma região serrana do estado de São Paulo, próximo a outra cidade histórica, chamada Paraty.

Hoje, Pablo emergido na natureza da Mata Atlântica, prepara sua próxima exposição individual a ser realizada em Moscou, 2022.

 

Exposições:

 

2020 - exposição virtual "Resiliência", 11ª Semana de Arte, Cultura e Literatura (Curitiba, Brasil);
2020 - exposição virtual "Resiliência", Instituto Cervantes (Brasília, Brasil);

2019 - individual "A Parte e o Todo", Museu do Superior Tribunal de Justiça ( Brasília, Brasil);

2018 - exposição individual "Cores do Silêncio", Instituto Cervantes ( Brasília, Brasil);

2017 - coletiva “Nossa Senhora Aparecida - 300 anos”, Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida (Aparecida do Norte, Brasil);

2017 - exposição individual "Imanência", Galeria Eros Miguel Conceição (Tiradentes, Brasil);

2016 - show coletivo. Carrousel du Louvre (Paris, França);

2016 - coletiva, galeria Merlino Bottega d'Arte (Florença, Itália);

2016 - coletiva com Mario Mendonça e Gilberto Martins, ateliê e galeria Manrique (Tiradentes, Brasil);

2016 - exposição individual "Imanência", Embaixada da Colômbia ( Brasília, Brasil);

2016 - mostra coletiva no Festival DuoJazz, Museu de Sant'Ana (Tiradentes, Brasil);

2015 - solo "Ouro e Alma", Centro Cultural - Yves Alves (Tiradentes, Brasil);

2015 - coletiva “Nossa Senhora na Arte”, Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida (Aparecida do Norte, Brasil);

2015 - exposição individual "GALOPA!", Museu "Enrique Grau" (Bogotá, Colômbia);

2015 - 13 Salón Nacional de Artistas, galeria "Casa Cuadrada" (Bogotá, Colômbia);

2013 - mural no Seminário Frei Galvão (Guaratinguetá, Brasil);

2010 - mostra coletiva no MoMA Cartagena :

 

As obras de Pablo já estão em vários países do mundo, tais como Rússia, Estados Unidos da América, Cuba, Uruguai, Brasil (Instituto de Arte Mário Mendonça, Superior Tribunal de Justiça, Embaixada da Colômbia) e sua Colômbia natal (Palácio da Justiça e mais).

bottom of page